O MÉTODO COM BASE NO CALENDÁRIO
A IMPORTÂNCIA DA CALENDARIZAÇÃO.
QUÃO BEM CONHECES O TEU CICLO?
O método com base no calendário - por vezes designado por "monitorização da fertilidade" - é uma técnica natural que rastreia exatamente a fase do ciclo menstrual em que te encontras, e que se baseia em ter relações sexuais apenas nos dias não férteis. Existem várias formas de o fazer, e diversos sinais de fertilidade que deves conhecer, incluindo as variações de temperatura corporal e alterações no muco cervical. Devido ao planeamento necessário, este método não será o mais indicado para as mulheres mais desorganizadas, esquecidas ou espontâneas.
Embora existam muitas ferramentas disponíveis para te ajudar a monitorizar (desde calendários físicos a aplicações digitais), o método com base no calendário requer um conhecimento profundo e detalhado do teu ciclo menstrual. Para teres uma maior hipótese de evitar uma gravidez nos dias em que estás a ovular, é aconselhável utilizar um método de barreira (preservativos externos ou internos ou um diafragma). O método com base no calendário é uma escolha popular para aquelas mulheres que não querem utilizar métodos contracetivos químicos ou hormonais e, se decidires engravidar no futuro, a monitorização da fertilidade pode ser muito útil.
COMO SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS
HORMONAS
Não. O método com base no calendário não envolve hormonas.
FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO
Os métodos de contraceção natural variam em termos do nível de atenção exigidos, mas é importante ter em conta os dias férteis e usar métodos contracetivos adicionais nesses dias.
O TEU PERÍODO
O método com base no calendário não tem qualquer impacto na menstruação.
TENS MAIS PERGUNTAS?
Marca já uma consulta com o teu médico ou enfermeiro.
O QUE PRECISAS DE SABER
12-18
DIAS
Número de dias em que uma mulher é, provavelmente, mais fértil durante o seu ciclo, devendo utilizar um método contracetivo diferente para evitar uma gravidez.
2,6%
Percentagem de mulheres em todo o mundo que utilizam o método com base no calendário como o seu principal método contracetivo.
1
Número de óvulos tipicamente libertados durante a ovulação.
- Não tem hormonas e pode ser uma opção para as mulheres que sofrem com os efeitos indesejados das mesmas.
- É uma forma de rastrear os dias férteis para as mulheres que desejam engravidar.
- Pode ser usado durante a amamentação.
- Pode exigir alguma prática, e requer um rastreio cuidadoso do ciclo menstrual e dos dias férteis.
- Mesmo com um rastreio cuidadoso, não prevê as variações naturais do ciclo menstrual.
- Pode invalidar a espontaneidade.
- Não protege contra o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
SERÁ QUE...?
PENSA NISTO
Para funcionar corretamente, o diafragma tem de cobrir totalmente o teu colo do útero. Se achares que o teu diafragma não está bem encaixado, consulta o teu médico ou enfermeira. Eles poderão aconselhar-te acerca da colocação correta. Entretanto, pondera utilizar um método contracetivo alternativo, como o preservativo.