A ESPONJA
UMA SOLUÇÃO ESPERMICIDA.
ATIVAR COM ÁGUA
A esponja é um pequeno disco de látex que contém espermicida e que é colocado encostado ao colo do útero para prevenir uma gravidez. Pode ser deixada na vagina durante até 24 horas, tornando-a perfeita para situações de relações sexuais espontâneas. Embora muitas mulheres considerem a esponja um método contracetivo prático, este não é adequado a todas elas - especialmente para as mulheres que já têm filhos.
Para utilizares este método, lava as mãos e humedece a esponja com água da torneira. Este é um passo importante, pois ativa a libertação do espermicida. De seguida, com a face côncava virada para cima, dobra a esponja ao meio e insere-a o máximo que conseguires, até cobrir o teu colo do útero. Confirma se as margens estão devidamente encaixadas, e já está. Depois da relação sexual, deixa-a colocada durante pelo menos seis horas. Subsequentemente, puxa a argola para a retirar e deita-a para o lixo. É importante retirar a esponja num prazo de 24
horas, porque em alguns casos poderá aumentar o risco de síndrome do choque tóxico.
COMO SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS
TENS MAIS PERGUNTAS?
Marca já uma consulta com o teu médico ou enfermeiro
O QUE PRECISAS DE SABER
1
DIA
Tempo durante o qual a esponja oferece proteção.
76%
Taxa global de eficácia da esponja com uma utilização típica.
1976
Ano em que foi criada a esponja "Today" por Bruce Ward Vorhauer.
- É autoadministrada e utilizada conforme necessário.
- Não tem hormonas e pode ser uma opção para as mulheres que sofrem com os efeitos indesejados das mesmas.
- Pode ser usada durante a amamentação.
- A colocação e remoção da esponja pode exigir alguma prática.
- Requer a monitorização cuidadosa das horas em que é utilizada, pois tem de ser deixada no local durante seis horas após as relações sexuais, mas não durante mais de 24 horas no total.
- Pode não ser adequada para mulheres com filhos.
- Não protege contra o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
SERÁ QUE...?
PENSA NISTO
Para funcionar corretamente, o diafragma tem de cobrir totalmente o teu colo do útero. Se achares que o teu diafragma não está bem encaixado, consulta o teu médico ou enfermeira. Eles poderão aconselhar-te acerca da colocação correta. Entretanto, pondera utilizar um método contracetivo alternativo, como o preservativo.