O CONTRACETIVO INJETÁVEL
UMA INJEÇÃO PARA TE PROTEGER DURANTE TRÊS MESES.
UM MOMENTO BASTA
O contracetivo injetável é uma injeção hormonal (progestativo e estrogénio, ou apenas progestativo) que impede os ovários de libertarem óvulos e provoca o espessamento do muco cervical, dificultando a mobilidade dos espermatozoides. Funciona basicamente da mesma forma que os outros métodos contracetivos hormonais, como a pílula, embora uma injeção tenha efeito durante um ou três meses, dependendo do tipo. Contudo, isso significa que o seu efeito não é reversível após a administração, por isso, se decidires engravidar, terás que esperar que passe o tempo necessário para que deixe de exercer o seu efeito contracetivo.
Depois de decidires que o contracetivo injetável é o método ideal para ti, o teu médico ou enfermeiro procederá à sua administração. Tudo o que terás de fazer é lembrar atempadamente de receber a injeção seguinte, mensal ou trimestralmente, para garantir a sua máxima eficácia. Se e quando desejares retomar a tua fertilidade, poderás conversar com o teu médico ou enfermeiro pois poderá demorar algum tempo até conseguires engravidar.
COMO SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS
HORMONAS
Sim. O contracetivo injetável contém hormonas que são libertadas em todo o organismo.
FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO
O contracetivo injetável tem a duração de três meses, mas é importante administrar a injeção atempadamente de forma a manter a sua eficácia.
O TEU PERÍODO
O contracetivo injetável pode resultar em hemorragia irregular. Em alguns casos, pode resultar em períodos mais curtos e ligeiros, ou até mesmo na eliminação da hemorragia.
TENS MAIS PERGUNTAS?
Marca já uma consulta com o teu médico ou enfermeiro!
O QUE PRECISAS DE SABER
10
Número de países nos quais mais de metade das mulheres utiliza o contracetivo injetável como método de contraceção.
>2
ANOS
A densidade óssea pode deteriorar-se após anos consecutivos de utilização.
ATÉ
1 ANO
Tempo estimado para o retorno à fertilidade.
- É eficaz durante oito a treze semanas. 1 ANO
- Possibilita espontaneidade e não interrompe a relação sexual.
- Exige o acompanhamento do número de semanas decorridas, e tem de ser administrado atempadamente, para ser mais eficaz.
- Algumas mulheres sentem dor de cabeça, alterações do humor e ardor/vermelhidão no local da aplicação.
- Não protege contra o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
SERÁ QUE...?
PENSA NISTO
Para funcionar corretamente, o diafragma tem de cobrir totalmente o teu colo do útero. Se achares que o teu diafragma não está bem encaixado, consulta o teu médico ou enfermeira. Eles poderão aconselhar-te acerca da colocação correta. Entretanto, pondera utilizar um método contracetivo alternativo, como o preservativo.