COMPREENDER AS HORMONAS NA CONTRACEÇÃO

Vê a diferença:
sem hormonas ou com hormonas

Há métodos contracetivos com e sem hormonas. As hormonas fazem a diferença quando se trata de uma prevenção eficaz da gravidez.

Segue-se uma breve lista de todos os métodos com o respetivo conteúdo hormonal e capacidade de prevenir uma gravidez. Clica em cada ícone para saberes mais sobre cada método.

Baixo teor hormonal e muito eficaz

Pequenas doses de hormonas são libertadas diretamente no útero (SIU) ou em todo o corpo (implante) durante 6 anos no máximo. Geralmente, os períodos tornam-se mais ligeiros e curtos com o tempo ou cessam completamente; alguns SIU fazem-no sem afetar o teu ciclo.

Com hormonas e muito eficaz

Tem de ser tomado ou administrado diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo do método. As hormonas são distribuídas por todo o corpo (injeção, adesivo, pílula) ou apenas na vagina (anel).

Sem hormonas e muito eficaz

Sem hormonas. Previnem a gravidez durante 10 anos (bobina de cobre) ou permanentemente (esterilização). As bobinas de cobre contêm o metal cobre e podem causar menstruações mais intensas.

Sem hormonas e menos eficaz

Sem hormonas. A capacidade de estes métodos prevenirem a gravidez depende da sua utilização correta antes ou durante as relações sexuais. Alguns poderão utilizar químicos ou materiais que podem causar reações alérgicas. Não têm qualquer efeito no teu período ou ciclo.

Compara os métodos contracetivos

A escolha do método contracetivo tem a ver com as tuas necessidades e preferências. Sabe mais sobre os métodos contracetivos, compara o teor hormonal de cada um, a eficácia com que cada um previne a gravidez e outras características importantes.

Comparison tool