O ANEL
UMA SOLUÇÃO CONTRACETIVA VERSÁTIL.
SEM PONTAS SOLTAS
O anel contracetivo aparenta ser simples e funcional, mas é muito mais do que isso. É fabricado em plástico flexível e, uma vez colocado, liberta lentamente um progestativo e estrogénio no organismo. As hormonas impedem os ovários de libertarem óvulos, e também provocam o espessamento do muco cervical, dificultando a mobilidade dos espermatozoides. Usa o anel durante três semanas e depois remove-o. Após a remoção do anel não o usas durante uma semana, e depois inseres um anel novo.
O anel permanece encostado na parede vaginal, por isso, a sua colocação é idêntica à de um tampão. Depois de lavares as mãos, só tens de o apertar e empurrar para o interior da vagina até este ficar encostado à parede vaginal. Quando estiver numa posição confortável, permanece assim durante três semanas. No final das três semanas, retiras o anel e estás uma semana sem o colocar - nessa semana, deverá aparecer o teu período. Depois de uma semana sem usar o anel, poderás reiniciar a rotina.
Deverás utilizar outro método contracetivo se o anel cair e ficar numa posição incorreta durante mais de três horas antes de o reinserires. Se o anel cair e ficar fora da sua posição durante menos de três horas, basta reinserires e continuares a tua rotina normal. Quando o anel permanecer colocado durante sete dias consecutivos, será novamente eficaz. Se tiveres
dúvidas quanto à utilização correta do anel consulta o teu médico ou enfermeiro.
COMO SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS
HORMONAS
Sim. O anel liberta uma baixa dose de progestativo e estrogénio.
FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO
O anel tem de ser deixado na vagina durante três semanas. É retirado durante a quarta semana, antes de ser substituído no início de outro ciclo de quatro semanas.
O TEU PERÍODO
O anel pode resultar em hemorragia irregular temporária, e pode mesmo eliminar totalmente a menstruação.
TENS MAIS PERGUNTAS?
Marca já uma consulta com o teu médico ou enfermeiro.
O QUE PRECISAS DE SABER
MAIS
DE 40 ANOS
Médicos e cientistas têm vindo a investigar este método.
3
SEMANAS
Tempo durante o qual é utilizado o anel durante um ciclo.
APENAS
1%...
Hipótese de engravidar quando utilizado de forma perfeita.
- Pode ficar na vagina durante até três semanas.
- Exige um rastreio cuidadoso do número de semanas em que foi utilizado.
- Algumas mulheres sofrem de corrimento vaginal, desconforto, dor de cabeça, alterações do humor, aumento de peso e alterações dos períodos.
- Não protege contra o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
SERÁ QUE...?
PENSA NISTO
Para funcionar corretamente, o diafragma tem de cobrir totalmente o teu colo do útero. Se achares que o teu diafragma não está bem encaixado, consulta o teu médico ou enfermeira. Eles poderão aconselhar-te acerca da colocação correta. Entretanto, pondera utilizar um método contracetivo alternativo, como o preservativo.