O DIAFRAGMA
BLOQUEIA O ACESSO AOS ESPERMATOZOIDES COM UMA ANTECEDÊNCIA DE ATÉ 24 HORAS.
É UMA MERA QUESTÃO DE ENCAIXE PERFEITO
O diafragma é uma simples barreira que impede os espermatozoides de alcançarem o útero. Trata-se de um disco flexível em forma de cúpula e com um rebordo flexível, fabricado em látex ou silicone. Deverá ser colocado na vagina antes de teres relações sexuais. Lava as mãos, enche o diafragma de espermicida e coloca algum nas margens para segurança.
Depois dobra-o ao meio e coloca-o como colocarias um tampão, empurrando-o até chegar ao colo do útero.
A grande vantagem do diafragma é o facto de poder ser algo organizado ou de última hora. Pode ser deixado no local durante até 24 horas, mas se tiveres relações sexuais mais do que uma vez deverás aplicar mais espermicida. Também deverás deixar o diafragma colocado durante pelo menos seis horas após teres relações sexuais. O teu médico ou enfermeiro poderá fazer uma primeira colocação, para garantir que tem o tamanho correto, mas depois essa é uma tarefa tua. Para além de te certificares de que o diafragma foi bem colocado, também deverás analisá-lo de tempos a tempos para te assegurares de que não está danificado. Também deverás pedir ao teu médico ou enfermeiro para verificar o diafragma
COMO SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS
HORMONAS
Não. O diafragma é um método contracetivo livre de hormonas e funciona melhor quando usado com espermicida.
FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO
O diafragma deve ser colocado antes de cada relação sexual e pode permanecer no local até 24 horas. Contudo, também também deve ser utilizado durante, pelo menos, 6 horas após a relação sexual.
O TEU PERÍODO
O diafragma não tem qualquer impacto na menstruação.
TENS MAIS PERGUNTAS?
Marca já uma consulta com o teu médico ou enfermeiro!
O QUE PRECISAS DE SABER
24
Número de horas em que o diafragma pode ser usado de cada vez
1882
Ano em que o Dr. C. Hasse (pseudónimo Wilhelm Mesinga) terá inventado o diafragma.ragma.
6
Número de horas em que o diafragma tem de ficar colocado após a relação sexual.
- É autoadministrado e utilizado conforme necessário.
- Pode ser usado durante a amamentação.
- Não tem hormonas e pode ser uma opção para as mulheres que sofrem com os efeitos indesejados das mesmas.
- Deve ser utilizado com espermicida para ser mais eficaz.
- Um médico ou enfermeiro deverá fazer a colocação inicial, e a autoadministração de um diafragma requer um pouco de prática.
- Pode não ser adequado para mulheres com filhos.
- Algumas mulheres sentem irritação, reações alérgicas e infeções do trato urinário e, se for deixado colocado durante mais de 24 horas, existe o risco de síndrome do choque tóxico.
- Não protege contra o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
SERÁ QUE...?
PENSA NISTO
Para funcionar corretamente, o diafragma tem de cobrir totalmente o teu colo do útero. Se achares que o teu diafragma não está bem encaixado, consulta o teu médico ou enfermeira. Eles poderão aconselhar-te acerca da colocação correta. Entretanto, pondera utilizar um método contracetivo alternativo, como o preservativo.